Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bafões na Tv

Todo mundo sabe que homo/bissexualidade não é nada nova, mas também não é muito comum ver disso explícito na televisão.

Há alguns BBBs em que surgem um (ou dois) casos no relitty show.

Por outro lado, algumas novelas tentaram (e conseguiram) retratar a homossexualidade no cotidiano dos casais.

Temos aqui três casos em que casais gays foram personagens:
  

Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) em Mulheres Apaixonadas, 2003.

Clara e Rafaela se apaixonaram enquanto estavam no terceiro colegial, enfrentando o preconceito dos colegas e dos pais!
No final, elas dão um selinho ao interpretarem Romeu e Julieta em uma peça da escola.


Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) em América, 2005.

O casal passa a novela toda in love, mas é no último capítulo que o relacionamento é concretizado por um beijo (que não é exibido).
Júnior é um projeto de estilista que vive com sua mãe. Com a sexualidade descoberta desde cedo, ele aproveita a gravidez (sem pai) de sua amiga para camuflar sua sexualidade e assumir a paternidade da criança.
Mas, no fim, ele se assume, e confirma o relacionamente com Zeca, o peão que foi trabalhar em sua fazenda.



Osmar (Gustavo Leão) e Júlio (André Arteche) em Ti Ti Ti, 2010 (remake da original, de 1985).

O casal gay moravam juntos, dividindo a casa com uma amiga em comum.
O pai de Osmar se recusava a aceitar a sexualidade do filho e preferiu não contar pra sua esposa, que passava por uma fase de doença/depressão muito forte. Mas o casal é separado no terceiro capítulo da novela, quando Osmar sofre um acidente de carro, indo visitar sua mãe.

Os núcleos das novelas podem ser bem diferentes, mas todos eles têm uma coisa em comum: o modo como as relações afetivas foram exibidas (sem beijos, sem sexo e nem nada demais!). Exatamente como um casal hetero, sem tirar nem por.

Só nas novelas é assim. Por que a sociedade não pode agir da mesma forma, tratando todos como iguais?

17 comentários:

  1. Caaaaaaaaaaaaansei de HOMOFOBIA. achoq ue ja esta mais do que na hora de todos os gays se juntarem e acabar com a palhaçada. acho que primeiro devemos NOS DAR RESPEITO. e ser menos afetados em lugares publicos. assim coseguiremos respeito dos outros.

    ResponderExcluir
  2. SOU HETERO MAIS NÃO TENHO NADA CONTRA E TENHO VARIOS AMIGOS GAY'S COMO RENAN . DAVID ETC... ♥

    ResponderExcluir
  3. Como todos sabem a homofobia sempre vai continuar , apesar que nos tempos de agora as coisas estao mudando um pouco afinal nao é só em novelas que vemos assunto!"homosexualidade" -estou achando bom essa ''amostra'' em tv , afinal tv influencia muito ....... bjs Ricas

    ResponderExcluir
  4. por que a sociedade é muito ignorante e prefere acreditar no q o padre diz..q mulher nasceu pra homem e homem para a mulher!!foda-se a sociedade!!

    ResponderExcluir
  5. também acho que não devia existir preconceito, mããs...

    ResponderExcluir
  6. Eu era beeem homofóbico e preconceituoso. Até que conheci o Renan, o David e o Fepho. Não tem o por que ter preconceito, eles são muito gente boa e nunca me desrespeitaram por eu ser hetero. *-*

    ResponderExcluir
  7. Homofobia ja era....como a Jé disse a sociedade é IGNORANTE!...
    Cada um tem o direito da opção sexual!
    Fran

    ResponderExcluir
  8. Queria entender as razões dos homofóbicos, tirando a falta de respeito com as opções dos outros.

    ResponderExcluir
  9. é , eu acho tambem que isso é uma coisa de gente ignorante . ee tambemt em o caso que eles usao a religiao pra falar que isso nao é certo , mas pare e pense . tem tanta coisa que nao é certo que esta na biblia , e que todos nos fazemos . porque so a homosexualidade ou a bisexualidade é encarada dessa forma ? /;]

    ResponderExcluir
  10. os gays vão salvar o mundo

    ResponderExcluir
  11. Sou hétero, mas adoro meus amigos gays. Fico triste que nos dias de hoje as pessoas ainda tem preconceito quanto á isso. Cada vez mais vemos que a tv está tentando quebrar o mal conceito que fazem sobre os gays. Acho que somos livres para fazermos o que bem entendemos ! :)

    ResponderExcluir
  12. O mundo realmente precisa saber que ser homosexual não é nenhum bicho de 7 cabeças, e que sim é simplesmente mais um gosto que nós seres temos, ser homo não é ser diferente, e nem ser animal, temos que abrir a mente, e respeitar todos independente de sua sexualidade. Preconceito é opinião sem informação.

    ResponderExcluir
  13. Achu que cada um tem sua opinião e principalmente sua opção sexual,e o minimo que as pessoas deviam fazer é RESPEITAR u-u porque o resto é IGNORÂNCIA (k)

    ResponderExcluir
  14. Acredito que no mundo existe vários lados, e caminhos, e cada um tem o livre arbitro de escolher por qual seguir.. assim como sua opção sexual, e ngm tem o porque desrespeitar, é aceitar e pronto.. ngm te obriga a nada, se nao gosta, se afasta uai! Mais não sabem o que perdem, porque sao as melhores pessoas, e as mais sinceras e as mais sedução FATO kk! e assim quem sabe cada vez mais acabar com esse preconceito!

    ResponderExcluir
  15. @honoriocaaah : Acredito que respeito é a base de tudo na vida. Onde quer que vá ou o que faça sempre vai existir opiniões contrárias e devemos aceitar normalmente desde que isso não se torne ofença. Existem leis hoje a favor do homosexualismo que para mim são fundamentais a convivência humana. Òtima matéria.

    ResponderExcluir
  16. O Respeito é dotado pela Base do carater do ser Humano e não pelas opções dele.
    A vida passa muito rápido,então relaxe e faça valer a pena.

    ResponderExcluir